16.8.12

O ímpeto ativista e o reverso da piada



Sara Winter, protestando por alguma causa


Sara Winter, 20 anos, representante brasileira do Femen – aquelas manifestantes ucranianas que protestam contra qualquer coisa usando os seios nus – teve parte de seu passado revelado ontem na internet.

Descobriu-se um texto de 2011 em que ela criticava o movimento conhecido por Marcha das Vadias, em que mulheres protestam com trajes sumários contra o machismo e o abuso sexual. Segundo o texto, ela condenava as manifestantes pro não usarem roupas normais. Hoje, Sara usa até menos roupa para protestar.

Num perfil de Facebook, descobriu-se uma velha simpatia por ideais integralistas – o fascismo à brasileira – o que, somado à percepção de que ela tem no peito a tatuagem de uma cruz-de-ferro (célebre condecoração nazista), o que derreteu algo da reputação ativista dela.

Dá uma certa pena. Ela não fez a tatuagem neste ano e afirmou que não tem uma folha corrida de serviços criminais prestados a causas racistas ou fascistas. Aparentemente, pagou o preço de querer muito cedo fazer parte de alguma causa maior no mundo, abraçando símbolos de valores desprezíveis, como a extrema-direita. Em suas explicações, afirma que sua mente mudou.

Anteontem, por exemplo, foi presa de calcinha diante do consulado russo, pedia a libertação das garotas da banda Pussy Riot, que invadiram uma igreja russa e cantaram punk rock contra Putin. Era o protesto da moda no mundo na quarta-feira.

Sara tem um elogiável ímpeto para lutar por qualquer causa. Ao menos, deixou as piores.

                                                                             *

Em 13 de junho de 2007, a então ministra do Turismo Marta Suplicy deixou sua pegada no bestiário nacional ao sugerir um “relaxa e goza” – com sabor a brioches de Maria Antonieta – aos brasileiros que estivessem em longas esperas para embarcar. Elas se tornavam comuns durante a sua gestão.

Cinco anos e dois meses depois, a senadora (PT-SP) de 67 anos relaxou e gozou por quatro horas de pé no Pinto Martins, aeroporto de Fortaleza que também foi afetado pela operação padrão da Polícia Federal que tumultua os terminais do país.

Um caso clássico de piada que se vira contra o próprio humorista.

Nenhum comentário: