25.10.12

Por ora, nada será 'histórico'





Para explicar que nada é “histórico” enquanto ainda é vivido, o acadêmico italiano Claudio Magris relembra no livro “Danúbio” (1986) o que um militar húngaro, o conde Károlyi, escreveu sobre a rendição de sua aliada Bulgária na Primeira Guerra – derrotado, o Império Austro-Húngaro foi partido em nações menores: Áustria, Hungria e Tchecoslováquia, entre outras.

Károlyi admitiu não se dar conta da importância da rendição, porque “naquele momento, ‘aquele momento’ ainda não tinha se tornado ‘aquele momento’”. Magris o completa: “No puro presente, a única dimensão em que vivemos, não há história”. O tempo é que diz o que cada gesto imprimiu.

O julgamento do mensalão, conforme o estamos vivendo, é histórico por suas dimensões. É como achar o rapaz mais alto da família: basta medi-lo. Se ele por isso se destina a ser um ótimo jogador  de basquete, é uma outra história, que vai depender de tudo que reside apenas no futuro.

Pelas patentes políticas que alcança e por suas condenações já divulgadas, o julgamento é histórico em si, mas nada garante que ele vá ser o anúncio de um novo Brasil que surge, ou de um novo método para lidar com os políticos corruptos. A festividade pode e deve ser deixada de lado, por ser ingênua e porque subestima a engenhosidade de nossos melhores corruptos, sempre criativos, e a leniência de membros da Justiça. Este país sabe decepcionar.

A ação foi julgada com transparência pelo STF, ao vivo, com amplo direito a defesa e criação de versões. Somou atritos entre ministros, que chegaram a entendimentos a respeito dos indícios, provas e depoimentos – entendimentos que foram esclarecidos em votos didáticos, inclusive sobre a tese do Domínio do Fato. As prisões devem levar a novas quebras de silêncio, e o futuro nos dirá se o julgamento – já democrático – foi também perfeito.

A ideia dum “julgamento político” influenciado tanto pela opinião pública quanto a mídia evapora quando se nota: 1) que o PT já cresceu em número de prefeituras nessa eleição; 2) que recentemente a grande imprensa viu o STF aprovar por unanimidade as cotas em universidades públicas, que a maioria dos editoriais condenava.

Por ora, foi só um julgamento, num país que precisa de tantos – como a História insiste em denunciar há anos. Portanto, sem festas.

*Foto: Nelson Jr. STF

Nenhum comentário: