29.11.12

Joelmir, o homem que falava economês





Quando conheci Joelmir Beting? Dos meus 34 anos posso dizer que o pai de Mauro e Gianfranco sempre esteve lá. Era o comentarista lúcido que falava com simplicidade sobre economia – assunto que eu, quando jovem, achava que sempre seria complicado.

Talvez tenha sido o melhor exemplo de uma verdade que me foi ensinada por certo professor da UFRJ, Hério Saboga: o jornalismo também é um tipo de tradução. É tirar certos conhecimentos do âmbito dos jargões e decifrá-los porque são de interesse público.

Simplificar o complexo não é empobrecê-lo – uma das piores confusões que um jornalista pode fazer. Por tal pecado, Joelmir não pagará: suas explanações sobre economia ou política eram transparentes e divertidas, sedutoras no rádio, na TV ou no jornal. Ele tratava bem cada minuto de atenção que lhe pudéssemos dar.

Para falar o economês, não precisou de um português pedestre, o que lhe permitiu criar expressões antológicas (sendo “Na Prática a Teoria é Outra” imortalizada como título de um de seus livros). Jamais permitiu que o lado aborrecido desses temas dominasse seus comentários, porque jornalismo também é um tipo de entretenimento – e olhe que é fácil revestir-se de tédio quando o assunto é economia: basta assistir a um pronunciamento do ministro Guido Mantega.

Didático sem ser professoral, ferino sem ser desleal, popular sem perder o estilo, Joelmir encontrou um equilíbrio como colunista que o colocou acima das paixões hidrófobas que hoje contaminam o Brasil quando o assunto em pauta é o desenvolvimento.

Parecia estar a serviço somente de sua abençoada consciência, criada a partir do vasto conhecimento que detinha e de um interesse claro pela matéria que dominava.

E assim 2012 vai terminando como um duro ano para o jornalismo nacional depois das despedidas de Millôr, Ivan Lessa, Joelmir Beting e de tantos diários impressos que fecharam.

Mas é preciso não cair no clichê de que “o país fica mais burro” quando tais inteligências se vão: primeiro, porque eles detestariam ser celebrados com clichês; segundo, porque ficam exemplos e tesouros abertos a todos.

Obrigado, Joelmir.

Um comentário:

Fernando Figueiredo Mello disse...

Belíssimo texto!